segunda-feira, agosto 08, 2011

Troféu Benedita da Silva homenageia mulheres negras

O Deputado Estadual baiano Bira Coroa promoveu em Camaçari uma grande festa para a população negra do estado. O Troféu Pérolas Negras-Benedita da Silva contou com a participação de celebridades nacionais da política e da teledramaturgia, que se misturaram entre outras mulheres de vários segmentos. O evento faz parte do calendário de comemorações ao Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e do Caribe. Ao todo, foram 30 homenageadas: quilombolas, baianas de acarajé, pescadoras, entre outras. Onze municípios baianos fizeram as indicações de acordo com o que essas mulheres representam para o movimento negro da comunidade.

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) foi destaque na noite de sexta-feira (29/7), no município baiano de Camaçari, durante condecoração a mulheres negras com o "Troféu Pérolas Negras Benedita da Silva". O prêmio é entregue a mulheres que fazem da luta diária contra o preconceito uma trincheira. "Nós não denunciamos apenas, também estamos construindo", disse Benedita durante a solenidade.

Ícones da teledramaturgia como Neusa Borges e Antônio Pitanga prestigiaram a solenidade. A homenagem foi destinada as representantes dos municípios de Camaçari, Salvador, Itaparica, São Francisco do Conde, Governador Mangabeira, Simões Filho, Mata de São João dentre outros. A entrega do Troféu marcou a diversidade no perfil das 30 homenageadas.

A Deputada Federal Benedita da Silva, ex-governadora do Rio de Janeiro e ex-Senadora da República emprestou o nome ao troféu. O ator global Antônio Pitanga, marido de Benedita, também prestigiou o evento ao lado da colega de profissão Neusa Borges.

A atriz foi uma das grandes homenageadas da noite, já que além do Troféu Pérolas Negras recebeu também o título de Ciidadã Baiana. Autoridades municipais e membros do movimento negro local também participaram.

Entre as 30 homenageadas com o prêmio, estavam as prefeitas Rilza Valentim, de São Francisco do Conde, e Domingas Paixão, de Governador Mangabeira, Luislinda Valois, primeira juíza negra do Brasil; Maria Dilza de Jesus, jornalista e ativista do Movimento Negro em Camaçari; Domingas Paixão, ex-trabalhadora doméstica e atual prefeita de Governador Mangabeira; Alessandra Godinho Fernandes, primeira e única mulher pescadora alem de Advogadas, Professoras, Mestra de Capoeira, Baiana de Acarajé, Jornalista, Sindicalistas, Quilombolas, Lideranças religiosas e Comunitárias.

“Nós não denunciamos apenas, também estamos construindo”, disse Benedita, que cantou afinada o samba Minha Missão, de Paulo Nogueira e Paulo César Pinheiro. Nos versos da canção, agradeceu a noite de premiação, sendo aplaudida de pé: “Canto para anunciar o dia / Canto para amenizar a noite / Canto pra denunciar o açoite /Canto também contra a tirania”. Benedita também disse que a homenagem era uma demonstração de carinho e respeito do deputado estadual Bira Corôa (PT-BA), proponente do troféu.

de alto mar da Colônia Z-1 do Rio Vermelho (Salvador).

Dando sequência à grade de eventos, aconteceu no sábado (30/8) o primeiro encontro de quilombolas da região. Cordoaria, Quilombo reconhecido de Camaçari, sediou o evento. A localidade mantém as raízes afro-descendentes e conta com políticas públicas, urbanização e incentivo a cultura para que se mantenha firme na busca pelo fim do preconceito e da desigualdade racial.

Para Maria Cristina Brito, secretária de Mulheres da CUT a homenagem a estas mulheres “É um grande momento de reconhecimento, mas que tem que ser refletido, porque ainda existe a resistência contra as mulheres negras em especial na área sindical”. Este troféu além de lembrar-se destas, dá o nome a uma valorosa mulher que é a Benedita da Silva, que traz em sua militância trabalhos centrais na área político-social para a vida de todos os brasileiros.

O evento, um marco histórico no reconhecimento do trabalho realizado pela mulheres negras baianas nos mais variados segmentos da sociedade brasileira, será sempre lembrado pelos participantes do evento ou dos que dele tiverem conhecimento, por seu ineditismo e valor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname

LinkWithin